fbpx Ir para conteúdo

Revelando SP 2019 – Notícias

Revelando SP 2019 – Notícias


    .  

Túnel sensorial levará visitantes a uma viagem por cores, aromas e sabores tradicionais

A edição deste ano do Revelando SP trouxe um desafio para seus organizadores: transformar o maior evento de economia criativa e cultura tradicional paulista em uma experiência imersiva e sensorial, numa viagem pelas cores, sabores, aromas e sons da cultura e da culinária de diferentes municípios do estado de São Paulo.

Para potencializar a experiência dos visitantes na feira, foi desenvolvido um projeto cenográfico com uma distribuição espacial especialmente pensada nessa imersão, permitindo ao público fazer uma caminhada que leva a memórias e afetos que vêm do litoral, do interior e da região metropolitana de São Paulo. Tudo isso por meio dos estandes, das praças, instalações e espaços de apresentações artísticas.

A maior celebração multicultural de São Paulo terá um túnel sensorial, equipado com 161 m² de painéis de LED, que proporcionará uma experiência cinética, tátil e auditiva. A ideia é levar ao visitante imagens que remetam à história e paisagens de diferentes regiões do Estado de São Paulo, da capital e do interior.

De acordo com o produtor de cenografia do evento, Val Oliveira, que trabalhou em parceria com o cenógrafo, Zé Carratu, o grande destaque do projeto é a reutilização de materiais. “Tivemos um primeiro desafio, na montagem, em adequar os espaços e elementos do evento para a finalidade, de experiência imersiva. Resolvida essa questão, optamos por material de reuso como matéria-prima: teremos 2,6 mil pallets, distribuídos em diferentes espaços”, explica Oliveira.

O Revelando SP tem entrada gratuita e é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Em sua 65ª edição, o festival conta com a participação de mais de 120 municípios de todas as regiões administrativas do estado de São Paulo.

Trem cenográfico simula viagem pelo interior e litoral de São Paulo

Já imaginou fazer um passeio pelo litoral, interior e região metropolitana de São Paulo sem sair do lugar? Sentir os aromas, observar as paisagens e conhecer um pouco da história de cada local e, o melhor: em um tempo bem mais curto que uma viagem demorada, em um trajeto feito praticamente a jato… Ou melhor, de trem!

Pois prepare-se para embarcar no passeio de trem no Revelando SP 2019. Durante cinco dias, a capital paulista vai ser tomada por sons, cores e sabores da cultura tradicional de São Paulo. De 13 a 17 de novembro, o Parque da Água Branca volta a receber a maior celebração multicultural do estado.

Com entrada gratuita, o evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e conta com a participação de mais de 120 municípios de todas as regiões administrativas do estado.

Entre as atrações mais aguardadas está a Estação Virtual, uma instalação que levará o público para um tour pelo estado de São Paulo a bordo de um trem cenográfico, cujas janelas são telas de vídeo que simulam a viagem pelo interior e apresentam os destaques de cada região.

A concepção da instalação é de um dos mais renomados cenógrafos do país, Zé Carratu, que já atuou em projetos para televisão, cinema, espetáculos musicais, exposições e shows. Para o evento, o cenógrafo criou espaços que vão proporcionar oportunidades e momentos para que o paulistano reviva experiências relativas à cultura tradicional paulista, seus sabores e fazeres.
O artista visual assina o projeto do especial televisivo Criança Esperança, fez a cenografia da abertura das Para-olimpíadas e criou cenários para shows de artistas como Caetano Veloso, Gal Costa e Chitãozinho & Xororó.

Esta é a primeira vez que o artista visual trabalha com a Amigos da Arte na cenografia do Revelando SP, em uma parceria que promete agradar os visitantes, proporcionar uma experiência inesquecível e render muitos elogios. “O grande desafio foi criar uma cenografia que desse uma cara diferente ao evento, que saísse da ideia da ‘feira com barraquinhas’ para se transformar em uma experiência imersiva e sensorial, trazendo um clima de aconchego”, resume o cenógrafo.

Cenografia foi pensada para ficar na memória… E nas redes sociais!

Uma das grandes novidades da edição deste ano do Revelando SP são os espaços, estruturas e instalações concebidos para proporcionar aos visitantes uma imersão nos sabores, aromas, memórias, afetos, histórias e tradições do litoral, interior e região metropolitana do estado de São Paulo.

Mas além de vivenciar as experiências oferecidas pelo festival, o público também será estimulado a levar um pedacinho dessa memória para casa. Ou ainda melhor, postar na web e compartilhar com o mundo, em seus perfis nas redes sociais.

A cenografia do evento destacou alguns locais como cenários criativos e divertidos para os visitantes posarem para fotos e fazerem as famosas selfies.

Além da Estação de Trem e do Túnel Sensorial, que prometem ficar na memória dos visitantes, o festival terá outros ambientes instagramáveis, como o bambuzal e o mapa de São Paulo, que serão decorados com um painel de lâmpadas de LED.

Para quem não resiste a uma hashtag, vale lembrar que o evento já tem a sua! Aqueles que desejam compartilhar sua foto no feed do instragram e anunciar “ei, tô no Revelando SP!”, podem usar #RevelandoSP2019 e fazer parte da galeria dos visitantes da edição deste ano.