Agenda

O Município de Ouroeste-SP está localizado na região noroeste do Estado de São Paulo, faz parte da região administrativa de São José do Rio Preto-SP, a 660 km da cidade de São Paulo-SP; situa-se nas margens do rio Grande e está distante 20 minutos de Fernandópolis-SP, a 1 hora de Votuporanga-SP e a 1 hora e meia de São José do Rio Preto-SP.
Ouroeste-SP é uma cidade nova, foi fundada em 27 de janeiro de 1952 por João Zeferino Ferreira Veloso. Em 1990, foi elevada a distrito de Guarani D’Oeste e tornou-se município autônomo em 27 de dezembro de 1995. Possui duas escolas municipais de ensino fundamental e duas escolas de ensino infantil, sendo uma EMEI e EMEF no povoado de Arabá, e duas municipais e uma escola estadual de ensino médio localizada no centro de Ouroeste-SP.
Há na cidade um hospital com cerca de 50 leitos, um centro cultural, uma biblioteca ainda em organização, um museu de referência nacional – onde, em 1997, foi encontrada, às margens do rio Grande, uma grande quantidade de ossos humanos, situação incomum na arqueologia brasileira, onde são raras as referências a enterramentos humanos preservados em sítios a céu abertos. O Museu Água Vermelha é hoje uma referência nacional, e o seu número total de visitantes anuais gira em torno de vinte e quatro mil pessoas.
Em compensação não há nenhum cinema ou teatro no município. A cidade conta com três Agências Bancárias, um Frigorífico grande, uma Usina de Açúcar e Álcool, e uma Usina Hidroelétrica.
Ouroeste-SP é um município cuja economia gira em torno da agricultura e da pecuária, caracterizando a cultura totalmente rural, eventos voltados à festa de peão e música sertaneja.
O município conta com uma população de 8.405 habitantes, sendo 4.190
homens e 4.215 mulheres. Com um índice alto de IDH, comparando-se ao da cidade de Paulínia-SP, Ouroeste-SP é um bom lugar para se viver. Os munícipes querem compartilhar um pouco do que o nosso Município tem para oferecer.